terça-feira, 21 de junho de 2011

SEIS DICAS PARA ENCONTRAR EMPREGO EM 2011 - Empregos.com

Coach orienta como conquistar uma vaga no mercado em fase de otimismo econômico.
Por Rômulo Martins
Os três primeiros meses do próximo ano estão favoráveis para quem deseja encontrar emprego. É o que revela a Pesquisa de Expectativa de Emprego da Manpower. Segundo o levantamento, quatro em cada dez empregadores planejam contratar no primeiro trimestre de 2011. Outro estudo da divisão de consultoria da IBM mostra que 26% dos líderes de recursos humanos estão ampliando as contratações na América Latina e no México. A pesquisa intitulada “Trabalhando além de Fronteiras” reforça o Brasil como representante de grande fatia do desenvolvimento latino-americano.
Na onda otimista da economia brasileira profissionais ávidos por conquistar uma vaga no mercado de trabalho devem ter foco e planejamento. O Empregos.com.br falou com a especialista em coaching Melissa Campos, da consultoria MCampos. Confira as dicas da especialista para obter sucesso na maratona pela busca de emprego.

1. Emprego versus trabalho
O primeiro passo, segundo Melissa, é decidir o que você quer para sua carreira: uma oportunidade para desenvolver-se (emprego) ou simplesmente garantir a subsistência (trabalho)? “Responder a esta pergunta faz toda a diferença”, diz a coach.

2. Análise de mercado
Verifique quais empresas buscam profissionais com o perfil idêntico ou semelhante ao seu. A internet é uma ferramenta eficiente para isso. Veja se nessas companhias existem pessoas que possam indicá-lo para a posição almejada. Ou, saiba quem é o profissional exato para enviar o currículo.

3. Currículo
Elabore um bom currículo. De acordo com Melissa, um documento atrativo deve estar atrelado à vaga à qual ambiciona. “Currículos muito abrangentes dão a impressão que qualquer coisa serve e você não sabe o que quer.” Ainda conforme a especialista em coaching, o currículo deve demonstrar de forma coerente o desenvolvimento e evolução na carreira. “Procure informar suas realizações e conquistas para que o entrevistador possa visualizar suas competências e avaliar se elas se encaixam à realidade da empresa.”

4. Internet como recurso
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Robert Half em 13 países a cada cinco empresas brasileiras, uma utiliza o meio digital e as redes sociais para selecionar candidatos. De acordo com um estudo internacional realizado pela Jobvite, empresa norte-americana do mercado de recrutamento, 92% dos profissionais de recursos humanos disseram utilizar as redes para contratar em 2010. Além disso, o levantamento mostrou que um terço dos entrevistadores sempre verifica o perfil dos candidatos nas redes antes de qualquer contratação. “A internet tem se mostrado eficaz na procura de emprego. As empresas precisam otimizar seu tempo e,  por meio do universo online, seja em sites especializados ou redes sociais específicas, este processo fica mais dinâmico”, diz a coach Melissa Campos.

5. Networking
Para Melissa, networking só faz sentido se houver colaboração coletiva. “O networking é importante para tomar conhecimento de oportunidades que comumente não são divulgadas no mercado”, sublinha a especialista. “Para que esta rede de contatos seja acionada e você seja lembrado é essencial um esforço em sua manutenção”, ressalta. Na internet o networking oportuniza de maneira rápida e barata troca de informações, sugestões de leitura e eventos etc, principalmente nos grandes centros urbanos em que a distância muitas vezes impossibilita o encontro presencial ou happy hour. “É importante colaborar mesmo quando você não está precisando”, avisa Melissa Campos.

6. Etapa presencial do processo
Algumas regras são essenciais para quem vai participar das etapas presenciais do processo seletivo. A primeira é agir com naturalidade. Mentalizar toda a sua trajetória e conquistas profissionais também é fundamental. “Pesquise antecipadamente sobre a empresa e saiba de que forma você pode ajudá-la com suas habilidades e competências”, recomenda Melissa. Outra dica é olhar nos olhos do recrutador e destacar resultados alcançados em empresas anteriores. Segundo Melissa, o candidato jamais deve falar mal de ex-colegas ou ex-chefes nem criticar as empresas em que trabalhou. Da mesma maneira, deve vestir-se de acordo com o perfil da companhia: nada de sensualidade ou informalidade demasiada.

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