sábado, 9 de abril de 2011

O que é Marketing Pessoal? - emporiodosucesso.com.br

                Vivemos atualmente em uma época muito diferente do nosso passado. Uma época que avança muito rápido, e onde pessoas e empresas tem muita dificuldade de acompanhar o incessante e acelerado ritmo do Mercado. Este ritmo é imposto pelo próprio mercado e pela concorrência entre as empresas para expandir sua atuação e influencia sobre determinados mercados.
                Como uma empresa pode ampliar sua área de atuação? Ela deve na maior parte das vezes ampliar seu poder de influenciar as pessoas a aderirem a seus produtos e serviços. E este poder de influenciar pessoas, de divulgar empresas, de ampliar mercados é Marketing .
                Em nossa época, é crucial para qualquer empresa, ter bons Talentos . Há 30 ou 40 anos atrás as empresas buscavam meramente mão de obra em sua generalidade. Pois o que as empresas necessitavam era produzir mais. As empresas tinham grande facilidade de colocar seus produtos no mercado. Então começaram a surgir concorrências, e surgiu a necessidade de uma empresa influenciar um comprador a seu favor, em vez de comprar dos concorrentes.
                Com o Surgimento do Marketing, as empresas começaram a expandir seus mercados e a crescer exponencialmente, e novamente necessitava de Mão de Obra. Mesmo que desqualificada, eles precisavam de trabalhadores. Mas com o avanço tecnológico e a constante mudança do mercado mundial, atualmente apenas mão de obra e Marketing, não faz com que as empresas se destaquem. É necessário que a empresa possua Talentos, ou seja, precisa de empregados ou pessoal que possa pensar por si mesmo, e que traga soluções para seus problemas.
                É muito difícil para uma empresa achar um talento destes, pois o mercado de profissionais é muito grande. Então como uma empresa pode conhecer um talento. Através do Marketing Pessoal do mesmo.
Marketing pessoal é o ato de um indivíduo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, em empresas que lhe interessam. Para isso o individuo precisa desenvolver técnicas para poder divulgar sua imagem , sua competência e utilizar seus contatos para chegar onde quer. O profissional deve entender o que o mercado precisa (no caso dele o mercado é a empresa onde ele quer trabalhar), para que ele possa se adaptar, estudar, evoluir neste sentido. E o profissional precisa então começar a se divulgar, entre seus conhecidos, clientes, outros.
                Marketing pessoal precisa ser feito na base da verdade, ética e valores do ambiente onde você quer atuar. Não adianta criar um personagem, visando conseguir um emprego, pois pode acontecer de descobrirem que você não tem a capacidade que demonstrou, e com certeza irá perder o emprego e qualquer possibilidade de indicação posterior. Então tome cuidado com seu marketing pessoal.
                Muitos profissionais não acreditam na utilização do marketing pessoal, mas a realidade é que ele pode ajudar muito no desenvolvimento de uma carreira. 
Rodrigo Schmidt

Sem comentários:

Enviar um comentário